Musk confronta novamente Moraes e promete reverter as restrições do X no Brasil: “princípios valem mais que lucro”
![]() |
Imagem: Elon Musk e o Ministro Alexandre De Moraes. |
Tempo de leitura: 8 a 9 minutos.
Nos últimos dois dias, o bilionário fez várias postagens criticando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cujas ações podem resultar na proibição do X no Brasil.
O empresário está pedindo a renúncia ou impeachment do magistrado, alegando que as exigências de Moraes para a plataforma "violam a legislação brasileira".
O proprietário do antigo Twitter, agora conhecido como X, Elon Musk, sugeriu, através de uma postagem na plataforma, que os usuários usem uma ferramenta chamada VPN (rede privada virtual) para acessar a plataforma caso ela seja bloqueada por ordens judiciais.
A VPN permite que os usuários naveguem na internet sem que seus provedores de acesso consigam rastrear de qual país a conexão está sendo feita.
Portanto, se o antigo Twitter for bloqueado no Brasil e as operadoras locais impedirem o acesso, as pessoas ainda poderiam acessá-lo usando uma VPN.
O mundo olhando para o Brasil.
Numa postagem recente nas redes sociais, Musk desafiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O empresário afirmou que a plataforma está “revertendo todas as restrições” impostas, mesmo que isso possa comprometer a operação do X no país. Musk mencionou a possibilidade de encerrar as operações do escritório da plataforma no Brasil.
Brazilian Supreme Court: We are investigating Elon Musk.
— The Rabbit Hole (@TheRabbitHole84) April 8, 2024
Elon Musk: pic.twitter.com/KsKwX36v4l
“Estamos revertendo todas as restrições. Este juiz impôs multas severas, ameaçou prender nossos funcionários e bloqueou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que encerrar nosso escritório lá. No entanto, os princípios são mais importantes do que o lucro”, afirmou ele na postagem.
Segundo o empresário, o Brasil está vivendo uma “censura agressiva que aparentemente viola a lei e vontade do povo brasileiro”. Na postagem, ele compartilhou informações divulgadas pelo jornalista Michael Shellenberger.
No sábado (6/4), Elon Musk respondeu a uma publicação feita pelo ministro Alexandre de Moraes. Em tom de crítica, o bilionário americano questionou o porquê de “tanta censura no Brasil”.Nos últimos anos, Moraes tomou várias medidas frente a perfis de redes sociais, tanto no STF quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte que presidiu no ano eleitoral. Em 2022, o ministro chegou a determinar a suspensão de uma série de contas de alvos de investigações, inclusive de parlamentares que questionavam o resultado das eleições.
Elon Musk is in a battle with Brazil, facing fines and subpoenas in the name of free speech.
— TaraBull (@TaraBull808) April 8, 2024
Who else stands with Elon? pic.twitter.com/LLiAO8bXij
À época, Musk foi marcado na rede social por brasileiros que acusaram a empresa de promover “censura ideológica draconiana” e restrição à liberdade de expressão dos brasileiros. “Estamos em um momento crítico da nossa história! O que está acontecendo? Achamos que você comprou o Twitter exatamente por esse motivo!”, cobrou um homem, identificado como Josiano Padovani.
A questão é: estaremos vivendo uma nova era da censura? Estará o magistrado invadindo o lado do direito à liberdade de expressão ou lutando contra fake news? Ou estaremos lidando com a nova versão do Riquinho Rico? Ou será que o livro "1984" de George Orwell tinha razão?
Deixe sua opinião.
Fonte: CNNBRASIL e TerraBrasilNoticias
Obrigado por ler o artigo e sim, até a próxima se Deus quiser!!!
Comentários