Você sabe o que é RPG?
Hoje vamos falar sobre RPG, mas qual deles?
Não, não estou falando
de Reeducação da Postura Global, Razão da Progressão Geométrica ou mesmo de
Ração Pra Gato, mas sim de Role Playing Games ou Jogos de Interpretação de
Personagens.
![]() |
No RPG, os participantes deixam a imaginação fluir, contando histórias cooperativas! |
Role Playing Game, também conhecido
como RPG (em português: "jogo de interpretação de
personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de
personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá
de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os
jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a
direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e
sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um
único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou
perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro,
jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como
romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no
entanto, limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério
da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua
e o raciocínio lógico dos estudantes.
![]() |
Dungeons & Dragons foi o primeiro RPG do Mundo e iniciou essa nova série de jogos. No Brasil, chegou a ser lançado pela Grow e Abril Jovem! |
Nesse mês, o mais famoso jogo de RPG completa 40 anos. Em 1974, dois americanos aficionados por wargames, Gary Gygax e Dave Arneson, expandiram as possibilidades dos jogos de guerra e desenvolveram o primeiro compilado de regras para o primeiro Role Playing Game e o batizaram de Dungeons & Dragons – D&D.
Em sua premissa básica,
a primeira versão de Dungeons and Dragons prometia um mundo de aventuras
fantásticas: explorações de masmorras, busca de
artefatos poderosos, combates sangrentos contra criaturas das trevas, encontros
com feiticeiros malignos e com sorte (ou azar) ainda tinha chance de esbarrar
com um poderoso dragão! E para toda essa mágica acontecer, até hoje, a única
que você precisa é de um punhado de dados, papel, lápis, uns bons amigos e
muita imaginação.
O
D&D, como é chamado pelos íntimos, tem sido, desde então, fonte de
inspiração para uma grande geração de escritores e diretores de cinema, além de
ser considerado como precursor da indústria moderna de videogames. É fácil
notar a influência de toda a mitologia que envolve o universo do jogo em
diversos livros e filmes.
Hoje,
indo para sua 5ª edição, que terá seu lançamento oficial na GenCon em agosto,
os produtores executivos da Wizards of the Coast, detentora dos direitos do
jogo, prometem uma renovação no jogo, uma plataforma customizável que promete
unir fãs de todas as versões publicadas até hoje.
![]() |
Caverna do Dragão, um dos mais icônicos desenhos da década de 80 teve sua origem no RPG Dungeons & Dragons. |
No início dos anos 80, os RPGs ainda não tinham
sido lançados oficialmente no Brasil, os jogadores que cresciam em número
tinham que esperar que um amigo ou parente fosse para fora do país para poder
conseguir títulos ainda distantes das prateleiras. Nesse turbilhão de
dificuldades para se conseguir um livro de RPG nasceu uma geração que hoje é
chamada de Geração Xerox, batizada dessa forma devida a forma como
conseguia os títulos importados.
Nos final dos anos 80 era possível achar ou
encomendar livros de RPG através de grandes livrarias em São Paulo e no Rio de
Janeiro, porém havia alguns obstáculos a serem transpostos. Os livros, por
serem importados, não eram baratos. Além disso, era necessário saber um pouco
de inglês para poder jogar. Os RPGs desta época mais jogados eram o Dungeon and
Dragons, Merp e Rolemaster.
Isto perdurou até 1991 com o lançamento dos livros-jogos
Aventuras Fantásticas pela Marques Saraiva e de Tagmar o primeiro RPG
brasileiro pela GSA. Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien,
foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade tinha um
sistema bem diferente. O jogo chegou a fazer sucesso, mas a editora fechou no
fim dos anos 90. No mesmo ano, é lançado o GURPS pela Devir Livraria, Em 1993,
a Grow lança a primeira versão de Dungeons and Dragons no país, no ano
seguinte, a Estrela lança HeroQuest, um jogo de tabuleiro com elementos de RPG
e em 1995, a Editora Abril Jovem conseguiu uma licença para publicar o AD&D
no Brasil, mas como o RPG era um jogo considerado demasiado "cult", a
editora decidiu lançar primeiro a versão simplificada das regras do AD&D 2ª
Edição, o First Quest. A editora também publicaria o jogo de cartas
colecionáveis Spellfire, a revista Dragon e os livros-jogos "Você é o
herói".
![]() |
Tudo que você precisa para jogar RPG são lápis, papel, dados e um grupo de amigos dispostos a se divertir com você! |
A década prossegue e mais alguns títulos são
lançados: Paranóia, Advanced Dungeon & Dragons e Vampiro - a Máscara. Além
das publicações estrangeiras, muitos outros RPGs brasileiros surgiram neste
período.
Outro gênero criado nessa época foram os RPGs
educativos, que visavam empregar a mecânica do RPG em atividades didáticas.
Foram lançados a série de livros "Jogos de RPG - Português em Outras
Palavras", publicados pela Editora Scipione, O Desafio dos Bandeirantes
pela editora GSA, Mini-GURPS - O Descobrimento do Brasil, Mini-Gurps Entradas e
Bandeiras e Mini-GURPS Quilombo dos palmares, todos pela Devir Livraria. Eles
surgiram principalmente como uma resposta a acusações de que o RPG teria um
efeito negativo nos seus jogadores, podendo até levar a crimes (as ligações
entre o RPG e esses crimes foram posteriormente desmentidas).
A Editora Comic Store lança em 2004 o OPERA RPG,
que além de apresentar regras lógicas e ágeis para se jogar RPG em qualquer
cenário, ensina como funciona a sua estrutura básica, permitindo que qualquer
jogador possa criar novas regras compatíveis com seu sistema. Em 2005 é lançado
o RPGQuest, sistema para iniciantes, retornando às origens de jogos de
tabuleiro misturados com interpretação e jogos de contar histórias, com
distribuição em bancas de jornais e lojas de brinquedos, ainda em 2005, o Tagmar
retornou ao público totalmente remodelado em uma versão livre (usando uma licença
Creative Commons) para download pela internet, sendo um marco de pioneirismo no
RPG brasileiro.
Em Manaus, o RPG foi trazido principalmente por universitários e teve grande apoio na década de 90 do antigo Teatro Chaminé e da Livraria Valer, onde os rpgistas da cidade se reuniam pra jogar e trocar idéias. Vale lembrar que atualmente é possível encontrar os mais variados títulos pela internet e muitos projetos de financiamento coletivo estão surgindo par trazer títulos nunca antes traduzidos como o Chamado de Cthulhu.
Então é isso pessoal, até a próxima e continuem acessando o blog.
Comentários