Maramunhã




Você conhece o projeto amazonense de quadrinho Maramunhã no Catarse? Não? Se liga:


 
 
“MARAMUNHÃ – A Guerra dos Jabutis e dos Quatipurus” é um quadrinho que tem seu roteiro baseado no épico grego Batraquiomiomaquia, atribuído a Homero (o mesmo da Ilíada e da Odisseia). No conto original, rãs e ratos guerreiam e chegam ao ponto dos deuses terem que interferir.

Como somos um grupo de artistas da Amazônia, decidimos adaptar o conto, desde os animais, que em Maramunhã são Quatipurus (o quatipuru é uma espécie de esquilo que habita toda a região) e Jabutis, até as armas e os deuses.

MARAMUNHÃ significa guerra em nheengatu, e vem do tupi marã-monhang = fazer guerra, guerrear.

Para poder tornar tanto o texto quanto os desenhos mais verossímeis, fizemos muitas pesquisas. Fomos várias vezes ao Museu Amazônico (http://museuamazonico.ufam.edu.br/) colher referências de material de guerra indígena, informações sobre dia-a-dia dos nativos da floresta e etc. Fizemos uma profunda pesquisa sobre grafismos indígenas e seus significados. Decidimos que Jabutis e Quatipurus fariam referências a várias tribos, não só do norte, mas de todo o país, fazendo com que o projeto tenha cara de Brasil.

Os dois animais são muito diferentes. e por isso, tivemos muito trabalho em desenvolver as cenas de batalha: Como por Jabutis e Quatipurus em pé de igualdade? Um é muito ágil e frágil, o outro lento e resistente. Enfim a solução: Jabutis usam armas de longo alcance, como zarabatanas e flechas, que alcançam os Quatipurus, enquanto estes usam bordunas e machados de guerra, para tentar romper as defesas naturais dos seus inimigos".

Mais informações na página do catarse do projeto, contribua:


Comentários

Postagens mais visitadas