Capitão América 2: O Soldado Invernal - Crítica


Salve, galera, hoje fui assistir ao tão comentado novo filme da Marvel Studios: Capitão América 2 - O Soldado Invernal. E aí, você me pergunta: o filme é bom? Vale o ingresso?


E a resposta é sim, mais de uma vez se você quer que eu seja realmente sincero!
O novo filme do Capitão América se passa 2 anos após o filme dos Vingadores e mostra Steve Rogers se adaptando ao mundo atual, trabalhando como um operativo de campo da S.H.I.E.L.D.! Novos personagens são apresentados como o terrorista Batroc, Sam Wilson (Falcão), o Secretário de Defesa Alexandre Pierce e claro o antagonista principal do filme: O Soldado Invernal! O filme é recheado de cenas de ação e boas lutas coreografadas que finalmente fazem você acreditar na atuação do Sentinela da Liberdade nas lutas com escudo e saltos mirabolantes, dignos das histórias em quadrinhos da Marvel. Voltam, ao lado do Capitão América, Viúva Negra, Nick Fury e Maria Hill.

A Marvel parece ter feito a lição de casa e acertou em cheio na contextualização do personagem, realçando a principal fraqueza de Steve Rogers na época atual: o fato de se sentir deslocado em um mundo com valores diferentes dos seus e a falta de confiança nas pessoas e na segurança do país. Tudo isso costurado numa trama de conspiração e espionagem envolvente digna dos filmes da década de 1970 sobre o tema. É a Marvel amadurecendo e mostrando que seus personagens podem se encaixar em qualquer gênero cinematográfico: fantasia (Thor), ficção científica (Guardiões da Galáxia) e espionagem (Capitão América 2).




As atuações estão muito boas e apesar de não se aprofundar muito nas personalidades e histórico de alguns personagens (são muitos, acredite), pelo menos são introduzidos para serem desenvolvidos em futuros filmes da franquia (Vingadores 2 e Capitão América 3). Para os fãs dos quadrinhos há muitas referências seja no próprio arco em que se baseou esse filme (O Soldado Invernal de Ed Brubaker que faz uma ponta na tela), como citações a outros personagens do universo marvel, inclusive um certo Doutor Mago Supremo das Artes Mística que provavelmente terá seu filme finalmente produzido na fase 3 da Marvel!  O filme não é cansativo e mostra um enredo bem concatenado com cenas tiradas literalmente dos quadrinhos e atuações excelentes de atores de peso como Robert Redford e Samuel L Jackson. Há algumas supresas e reviravoltas na trama e seu final provavelmente irá repercutir não só nos próximos filmes da Marvel como na sua série de TV Agentes da SHIELD!


Como não podia deixar de ser, Stan Lee dá o ar de sua graça em mais uma participação engraçadíssima no museu Smithsonian e as famosas cenas pós-créditos estão presentes, agora em dupla, uma mostrando a conexão com o próximo filme dos Vingadores e as ameaças que irão enfrentar e outra mostrando o destino de um dos personagens do filme!

Preste bastante atenção também no início do filme no caderno de anotações que Steve Rogers fez para se atualizar, a Disney decidiu adaptar o conteúdo para cada país com suas próprias referências pops, muito engraçado também!
Então é isso, leitor, recomendo fortemente o filme e me sinto satisfeito com os rumos que a Marvel está corajosamente tomando nesse universo cinematográfico e que venham mais filmes!


Comentários

Postagens mais visitadas