A obra-prima que definiu o cyberpunk e influenciou Matrix ou Robocop terá uma série, quatro décadas depois.

neuromancer_xibe


Tempo de leitura: 8 minutos.


Quando se pensa nos grandes clássicos da ficção científica, é praticamente inevitável que autores como Isaac Asimov ou Philip K. Dick venham à mente .

No entanto, por vezes, tende-se a esquecer um dos escritores mais significativos do gênero, que poderia ser considerado o precursor de um gênero por si só, e que desde então inspirou inúmeros livros e filmes.

Estamos nos referindo ao americano William Gibson, e àquela que é talvez a obra cyberpunk mais crucial de todos os tempos: Neuromancer .

neuromancer_xibe_01

Publicado em 1984, recebeu uma série de prêmios e alterou permanentemente o panorama da ficção científica, mas suas adaptações para o cinema sempre enfrentaram obstáculos. Agora, finalmente, parece que uma nova série trará o clássico de volta à vida.


O livro que influenciou Matrix ou Blade Runner

blade_runner_matrix_xibe_nerd

Sem Neuromancer (Neuromancer é o título original), é bastante provável que grandes sucessos como a saga Matrix , Ghost in the Shell ou Terminator jamais tivessem sido concebidos. Pelo menos, não da maneira como os conhecemos. Com seu romance, William Gibson estabeleceu o que mais tarde se tornaria um subgênero fundamental dentro da ficção científica: o cyberpunk.

akira_robocop_strange_days


Tudo o que se viu posteriormente em Akira, Robocop ou Strange Days já estava lá: um futuro distópico no qual a tecnologia domina completamente a sociedade, mega corporações com mais poder do que os próprios governos e uma sociedade marginalizada em vastas metrópoles condenadas pela poluição, decadência moral e luzes de néon.

Mas se Neuromancer foi revolucionário em algo, foi na maneira como antecipou avanços tão comuns hoje, como a Internet ou a realidade virtual.

william_gibson
De fato, o romance de William Gibson não errou em nada quando se tratava de prever como seria o mundo meio século depois. Além disso, muitas de suas previsões literárias se concretizaram de maneira impressionante.

Termos como “hacker” e “ciberespaço” já estavam no livro muito antes de a maioria das pessoas ter a menor ideia do que significavam . A tecnologia, além disso, serviu em sua narrativa para manipular as massas e promover um mundo artificial, e as disparidades entre os poderosos e o restante da sociedade (os menos favorecidos, digamos assim) eram gigantescas. Isso soa familiar para você?

A nova série baseada em Neuromancer

A explicação para Neuromancer não ser tão reconhecido como outras obras de ficção científica é bastante simples: nunca foi adaptado para o cinema. Porém, não foi por falta de tentativas; em diversas ocasiões, o projeto chegou a sair do papel, quer com Hayden Christensen como suposto protagonista, quer com o diretor Vincenzo Natali (Cube) por trás das câmeras.

Entretanto, todas as tentativas anteriores acabaram sendo canceladas, por uma razão ou outra. Até agora. Desta vez, a Apple TV+, o roteirista Graham Roland (Jack Ryan) e o diretor JD Dillard se unirão para transformar o romance em uma série de 10 episódios.

Um desafio considerável que, dada a complexidade da trama original, não parece ser fácil. Para comprovar isso, basta observar todas as tentativas anteriores que não deram em nada. Será possível desta vez adaptar com sucesso a obra de William Gibson? Esperemos que sim.


Fonte: computerhoy.com

Apoio técnico: Denys Fonseca

Obrigado por ler o artigo e sim, até a próxima se Deus quiser!!!

Comentários

Postagens mais visitadas